Google Web Stories – o que é e pra que serve?

Você certamente já deve conhecer os Stories do Instagram e Facebook (ou o Status, do WhatsApp). É um formato de publicação criado pelo SnapChat e que se popularizou muito rapidamente. Hoje, as principais redes sociais tem seus Stories: Twitter, Pinterest, YouTube, LinkedIn… E por aí vai.

E o Google, claro, não poderia ficar de fora. Pouca gente sabe, mas a gigante da tecnologia também, tem sua versão desde 2018. Conhecida na época como AMP Stories, o formato passou por uma grande transformação recentemente e agora se chama Google Web Stories.

Neste post explico sem enrolação tudo o que você precisa saber sobre Google Web Stories: como funciona, como usar, seus diferenciais e porque você deveria usar para promover seu negócio.

O que é Google Web Stories

Google Web Stories é um formato de publicação semelhante aos Stories das redes sociais que já estamos acostumados. Ele surgiu em 2018 durante a AMP Conf, em parceria com grandes veículos como CNN, Washington Post, Wired, People e Mashable.

A ferramenta passou a permitir que esses publishers produzissem conteúdos que eram exibidos nos resultados de buscas em dispositivos móveis em um formato diferente. Veja o resultado:

Tela mostrando o Google Web Stories em ação.

Onde encontrar, como acessar

As AMP Stories não ficaram tão conhecidas quanto as versões das redes sociais, verdade seja dita. No entanto, a novidade agradou aos veículos. Outro aspecto importante precisa ser levado em conta: o volume de buscas e o imenso tráfego que passa pelo Google. Esse ativo tão valioso fez as empresas continuarem investindo no formato.

Google Discover – mais um lugar para encontrar os Web Stories

Já em outubro de 2020, os Web Stories passaram a ser exibidos também no Discover do Google. Aquele espaço para navegar nas notícias e artigos sugeridos pelo Google.

Se antes as Web Stories estavam restritas somente aos sites dos grandes veículos, hoje qualquer pessoa pode criar publicações na plataforma. Segundo a própria big tech, mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexados pelo Google.

E agora, com o Discover, ganharam uma nova forma de aparecer para o público e trazer tráfego relevante para sua marca.

Como publicar

Criar publicações para o Google Web Stories é bastante simples e, como mencionado antes, qualquer um pode fazê-lo. Inclusive o próprio Google indica algumas ferramentas de criação:

Você pode usar também o plugin para WordPress, criado pelo Google. O editor é bem fácil de usar e bastante intuitivo.

Tela do editor de Stories do plugin WordPress.
Tela do editor de Stories do plugin WordPress.

Dica: para os Web Stories, o indicado é contar histórias maiores, com uma média de 10 slides – diferente das redes sociais, onde o interesse costuma não passar de 3 slides.

Vantagens em usar Web Stories

Uma das principais vantagens em usar Web Stories é publicar conteúdo de forma objetiva, imersiva e visualmente bastante atraente. Com apenas alguns slides é possível criar tutoriais, divulgar dados, promover produtos e serviços e muito mais.

Outro bom argumento para usar o formato é a visibilidade: seu conteúdo ficará disponível em todo o ecossistema da web. Você pode incorporar estas histórias e compartilhar em sites e aplicativos – inclusive em outras redes sociais. Veja uma demonstração abaixo.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.